Pequenos passos para grandes mudanças

Para se ser mais saudável e sentir-se bem, não é preciso deixar de comer. Basta adoptar hábitos mais saudáveis.
Esta é a minha lista. Alguns itens já estão a ser cumpridos à anos, outros estou a introduzir aos poucos.

- Mais chá e agua coco e sumos naturais, menos refregirantes.

- Andar de escadas em vez de elevador.

- Trocar o açúcar refinado por açúcar amarelo.

-Andar mais a pé e de bicicleta em vez de andar de transportes e carro. (Esta tambem faz bem à carteira!)

-Comer mais vegetais fruta e salada. Cortar na porção de hidratos de carbono! (Principalmente à noite)

- Fazer exercício. (Para ser mais fácil e não custar tanto, em vez de se inscrever no ginásio que as vezes pode ser um sacrifício, faca uma modalidade que goste. O importante é mexer-se. Seja natação, ténis, basquetebol, ou dança.) Para mim a palavra de ordem é dançar, dançar, dançar, assim o exercício não se torna numa obrigação.

- Integral. (Pão e cereais integrais, fácil. Próximo passo, o arroz e a massa integral!) (preferir alimentos integrais é come-los nos estados menos processados possível e com maior número de nutrientes)

- Natas soja em vez das natas gordas e de origem animal.

- Substituir a manteiga e óleo da comida sempre pelo azeite!

- Não comer Carnes vermelhas. Mais peixe e carnes brancas. (Vai fazer este mês um ano que retirei as carnes vermelhas da minha alimentação. Aconselho a quem o queira fazer para falar com um nutricionista.)

2 comentários:

  1. Concordo! Foi isto que me aconteceu quando fui à nutricionista, foram estas as alterações do meu plano alimentar!

    ResponderEliminar
  2. Ainda há uma outra que é para quem não resiste à batata frita e cozida. Substitui-la pela batata doce é uma boa opção. É muito mais saudável.

    ResponderEliminar