Das tradições...

Recordo-me sempre do melhor. Do cheiro, dos sorrisos e das pessoas.
Este fim de semana, foi época de fazer broas.
Já as fazíamos quando éramos pequenas. Eu, a minha mana, as primas e primos, e as tias.
Mesmo estando na Alemanhã, era sempre um pretexto para estarmos em família e a cumprir tradições do nosso Portugal. Que autrora a minha mãe e tias tinham igualmente feito e aprendido com familiares.
Hoje em dia estamos cá. Bem, nem todos. A mana não. Para nos ajudar a comer fazer as broas.
Mas enquanto puder hei-de sempre, sempre faze-las com a mami. Sinto-me sempre feliz no dia em que estamos a faze-las. Lembro-me sempre das pessoas com quem as fazia, de brincar com a massa e de às escondidas comermos a massa crua. (Que era uma delícia) 
Estando hoje algumas tias, primas e a mana fora do país. Penso que nem tudo se perdeu. As recordações não e os sorrisos que estas nos trazem também não. Há quem as continue a fazer, outras que as recebem por quem as fez.
Mas há uma certeza que eu tenho. Que não vou nem quero perder esta tradição. 
E um dia hei-de passa-la aos meus.
E no Natal há mais uma tradição. Que por mais que às vezes tenha de ser adiado por um fim de semana por questões de trabalho, por compromissos meus ou da mami, arranjamos sempre umas horinhas para fazer as bolachinhas de Natal.
Tenho pena de me ter esquecido tirar foto à mami com 'a mão na massa' e das nossas bonitas e deliciosas broas a crescerem no forno e a perfumar a casa. Mas para a próxima não me esqueço. De qualquer modo essas memórias e recordações estão sempre bem presentes.
E mesmo que vos mostrasse a fotografia, não conseguiriam nunca imaginar o delicioso paladar das broas,  nem o cheiro que mesmo passado uns dias ainda paira no ar da casa da minha mãe.
E que concerteza ainda pairará no próximo fim de semana. E sempre. 

2 comentários: