Modas que me irritam!

Sim o Bull Dog Francês é giro. É uma raça gira. Ponto.
A Cacau também é Pinscher. É de raça. Eu gosto. 
Se calhar nunca vai estar na moda porque nenhum ícone da moda posta no Instagram ou Facebook fotos da raça dela. Mas a questão vai mais a fundo que isto.
Chovem comentários, "ai tão giro", "também quero um" e parece que se tornou frenética a corrida aos criadores destes cães de raça e as lojas dos animais. 
Então e os outros cães ? De outra raça? Não merecem na mesma, um lar? E os sem raça? Os rafeirinhos ou arraçados? Não merecem ser adoptados? 

É só um desabafo...afinal modas são só modas... Um dia passam. Espero que ao menos quem adquira um cão de raça só por uma questão de moda, quando passar, não passe também o amor que tem por ele. É que os cães/ animais de estimação não são um acessório de moda!
E já agora se for só por uma questão de moda, adoptem. É mais baratinho...

No meu coração cabem todos, de raça ou não.


Pronto. Já disse, já desabafei...




9 comentários:

  1. Totalmente de acordo! Olha aqui:

    http://vespaaabrandar.blogspot.pt/2012/09/o-misterio-do-buldogue-frances.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente escrevemos as duas sobre o mesmo.
      Detetamos as duas a mesma "moda"...

      Eliminar
  2. Eu cá estou muito demodé!!! É que eu não trocava os meus rafeiros por nada deste mundo. :-)

    (Menção honrosa hoje no Umbilicalidades.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal, é o amor incondicional que sentimos pelos nossos cães.Seja de raça ou não.
      Só quem os ama é que entende.

      Eliminar
  3. Amo o meu cão como não amo pessoa alguma. É quem me atura e me ama independentemente da pouca atenção que lhe dou. É de raça e é da moda (embora já seja o neto do casal de yorkies original que nos ofereceram), mas o que as pessoas não sabem sobre os cães de raça é todo um negócio que existe por trás. Que o excesso de cruzamentos dentro da família propicia deformidades e defeitos genéticos. Cães com problemas nas articulações, respiratórios (como acontece muito com o bulldog francês, por ex.), com órgãos desproporcionais para as necessidades do corpo, enfim, com problemas de todo o tipo.
    O meu cão, por ter sido fruto de incestos vários (e porque a própria raça é propensa a isso) tem uns dentes péssimos, teve de arrancar os da frente porque, desde pequeno, que tem periodontose.

    Os rafeiros, por outro lado, são a personificação da sobrevivência. Com todos os elementos contra eles, são os genes que sobrevivem, que resistem às agressões do meio. Além disso, com tanto bicho a morrer em canis e abrigos, ir encher o bolso a criadores parece-me, mais que uma desumanidade, uma burrice de todo o tamanho. O amor de um rafeiro é das coisas mais riquinhas e comoventes que existem.

    (Desculpa o testamento, mas este assunto tocou-me na mouche! Bjis.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo ,muito bem dito e explicadinho Rachelet !

      Eliminar
  4. Eu sou fan dos bulldogs Franceses, mas garanto-te que não é por serem de raça, ou por alguém conhecido ter um. Adoro o focinho deles, tem aquele ar de morcego, são adoráveis. Mas cá em casa só temos um gato e foi adotado da rua, e é o menino da nossa casa. Mas admito que há pessoas que não têm cérebro suficiente para ter gosto próprio ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto deles e acho-os bem giros e fofos.
      O problema lá está, são as pessoas sem cérebro...
      Ter um cão (ou outro animal de estimação) é uma responsabilidade.

      Eliminar
  5. Concordo plenamente. A nossa cadelinha de família, a Íris, é rafeira e adoptada e não a trocava por todo o dinheiro do mundo. E mais, fico em paz sempre que penso que a salvámos de uma vida de sofrimento :)
    Há tantas pessoas desinformadas e isso é assustador. Quer queiramos ou não, há imensa gente que ainda vé os animais em geral como objectos/acessórios :(

    ResponderEliminar